1Q84 – Haruki Murakami

1Q84: Melhor trilogia dos últimos anos, e dizer apenas isso não basta, já que nos últimos anos apenas outra trilogia deve realmente ser levada em conta: Millenium de Stieg Larsson. Bem, 1Q84 é o trabalho mais ambicioso do escritor japonês Haruki Murakami.

Ao perceber que um livro tem um autor japonês as pessoas já esperam histórias ligadas a samurais, robótica, coisas distantes do cotidiano, porém Haruki Murakami fala de assassinatos, blues, bares, luas e livros nessa genial trilogia. O autor em si aparece todo ano como escolha certa do Nobel e já foi traduzido para mais de 40 idiomas, a obra desde que foi concluída, em 2010, vem encantando os leitores pelo mundo.

Para descrever três livros extremamente criativos, que deram o prêmio Kafka de literatura a Murakami, devo descrever algumas características atípicas da trilogia: 1Q84 conta a história de Aomame e Tengo, sendo que cada história é contada de forma separada, sendo um capítulo da Aomame e o outro do Tengo, assim o leitor vai tendo uma visão de cima do quebra-cabeça que os personagens estão se jogando devido ao estilo de vida que escolheram; Aomame uma assassina disfarçada e Tengo, um professor de matemática que aspira ser escritor. Descrever mais é privar o leitor das descobertas e sempre me vigio para não cometer tal ato.

O fato é que eu também era muito fã da trilogia Millenium, ainda sou, mas o título de melhor trilogia contemporânea é sim de 1Q84 e ele ainda serve de entrada para o mundo original – influenciado por Kafka e Garcia Marquez, do gênio Haruki Murakami. E ainda digo que, como eu, quem ler a trilogia, também ficará torcendo para Murakami ser logo laureado com o Nobel para que o belo mundo criado por ele encontre ainda mais leitores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s