Ninfomaníaca – Lars Von Trier

Ninfomaníaca: Dentre os diretores geniais não hollywoodianos poucos nomes provocam mais polêmica que Lars Von Trier. O diretor de filmes brilhantes como Dançando no Escuro e Melancolia coleciona criticas positivas e negativas pelo mundo. De qualquer forma um filme novo dele sempre significa um novo olhar, um olhar mais cru e forte do que qualquer outro diretor adota. Dito isso posso falar sobre Ninfomaníaca.

O filme dividido em duas partes, sendo que somadas tem mais de 5 horas de duração, é, até então, a obra-prima de Lars. Devido a seu método incisivo ele entra no tema de uma mulher viciada em sexo de uma maneira íntima e não tem pudor ao mostrar a história. Para não revelar detalhes demais do enredo, apenas direi que é um filme que coloca a própria personagem, Joe, para contar suas histórias de devassidão em busca de sentir algo de verdade, até que praticamente não sinta mais nada. Ela narra sua vida desde a infância até o momento em que é encontrada machucada num beco para um homem casto e erudito. O modo como nos é apresentado a vida de Joe é bastante instável, variando desde cenas de sexo explícito a realidade doentia do ninfomanismo e até mesmo análises sobre a obra de Bach.

Esse é o tipo de filme que indico para quase todas as idades, já que realmente é necessário um certo discernimento que apenas a idade entrega para perceber todas as quedas dos personagens.  Também pode-se perceber que Lars aproveitou-se de um método dostoievskiano; usar uma personagem extrema para gerar situações onde possa manifestar várias características para que o espectador se identifique e até mesmo entender o personagem. Outro adendo curioso, é perceber o respeito que Lars Von Trier inspira, já que vários dos atores do filme são hollywoodianos e não se privaram se participar até mesmo de cenas de nu frontal e sexo explícito.

É uma ótima escolha para qualquer um que quer ver um filme que o faça pensar, que o faça entender um pouco mais dessa condição e até mesmo de si, tomando cuidado claro, com a idade, já que o filme aqui no brasil é para maiores de 18 anos.  *E se puder escolher, prefira as versões sem cortes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s