A Peste – Albert Camus

A PesteAlbert Camus é o ápice da literatura existencialista. Gênio da descrição precisa. Camus foi reconhecido muitas vezes por seus textos, inclusive com o Nobel de literatura aos 42 anos de idade.

Em várias listas colocam A Peste como sua obra mais importante. Haverão outras resenhas de livros dele aqui e não quero impôr nada sobre qual dos seus livros é melhor. Apenas digo que a morte precoce deste gênio o impediu de desenvolver (ainda mais) a literatura e a filosofia do mundo todo. Sobre A Peste, o livro de poucas páginas perante a influência que exerceu no mundo(como toda obra de Camus), narra a história de Dr. Rieux, um médico experiente que vê sua cidade, Orã, ser tomada pela peste. As relações criadas entre os trabalhadores, entre os sobreviventes e entre os doentes revelam a triste realidade de uma cidade desolada por um mal imbatível.

As amizades, inimizades, os valores, as descrições, o ser humano revelado em si perante a crise, tudo é abordado de uma maneira que qualquer leitor possa compreender e sentir. O livro já é uma obra-prima por si só e, além disso, a cidade Orã é uma metáfora criada por Camus sobre Paris quando conquistada pelos nazistas. Os romances e os ensaios de Camus sempre estão aqui em minha cabeceira, é o tipo de literatura que pode ser simples, proveitosa e ao mesmo tempo profunda e marcante.

A descrição sobre a criança(não especificarei qual) doente e a noite passada com ela é algo que está tatuado em minha mente. Para quem quiser começar o ano lendo um dos maiores escritores de todos os tempos, recomendo muito A Peste. Pode ser a porta de entrada para outros incríveis livros do autor, como: O Estrangeiro, O Mito de Sísifo e A Queda.

  • Sinceramente não penso em livro melhor para começar as resenhas deste ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s